sábado, 15 de março de 2014

Espíritas crescem 65% no Brasil


 IBGE: Com maior rendimento e instrução, espíritas crescem 65% no país em 10 anos


Fonte IBGE - http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2012-06-29/ibge-com-maior-rendimento-e-instrucao-espiritas-crescem-65-no-pais-em-10-anos.html




Segundo o Censo do IBGE 2010 sobre as religiões dos brasileiros, indicaram que o número de pessoas que se declaram Espíritas cresceu consideravelmente. O número passou de 2,3 milhões em 2000 para 3,8 milhões em 2010. O crescimento do número de pessoas que se declaram Espíritas cresceu 65% em 10 anos.
De acordo com o IBGE 31,5% dos Espíritas possuem nível superior, a taxa de alfabetização dos adeptos da Doutrina é de 98,6% e tem o menor percentual de indivíduos sem instrução 1,8%, neste mesmo estudo aponta que somente 15% dos seguidores do espiritismo tem ensino fundamental incompleto.
O espiritismo apresentou crescimento de 65% de crescimento desde o Censo de 2000 realizado pelo IBGE e a população de espiritas aumentou 2,3 milhões em 2000 para 3,8 milhões em 2010.
O Sudeste foi a região brasileira que mais apresentou crescimento de 2% para 3,1% entre 2000 e 2010, um aumento de mais de 1 milhão de pessoas que era de 1,4 milhão em 2000 para 2,4 milhões  em 2010. O estado brasileiro que mais registrou a proporção de espíritas foi o Rio de Janeiro com um percentual de 4% seguido por São Paulo com 3,3%, Minas Gerais com 2,1% e Espírito Santo 1,0%.
Também na posição mais alta quando se analisa rendimento, 19,7% dos espíritas se declararam no grupo das pessoas com rendimento acima de 5 salários mínimos.

O Censo 2010 mostrou também que no segmento populacional que se declarou espírita, 68,7% eram brancos, percentual bem mais elevado que a participação de negros e pardos no conjunto da população.


Ismênia Nunes


5 comentários:

  1. Embora tecnicamente válida, há que se considerar que não existem Espírita somente nas Casas Espíritas, pois como pois como orientou Kardec “todo aquele que compreende e põe em prática os preceitos espíritas, mesmo que intuitivamente, é espírita",
    Dessa forma, há que se registrar queno Brasil, o país mais Espírita do planeta, existem aproximadamente 4 milhões de Espíritas praticantes e mais de 36 milhões de pessoas que também seguem os ensinamentos de Kardec. (CARELLI, Os Vivos e as Outras Vidas, Revista Veja edição 1904, ano 38, nº 19, 11 mai 2005, p.115). E isso em 2005, agora
    com certeza somos bem mais

    ResponderExcluir
  2. Interessante os números acima, mas a impressão que fica é que a Doutrina Espírita é muito elitizada, e até onde eu sei, um dos conceitos básicos da doutrina é igualdade. No entanto, não me surpreende a baixa participação de negros, pois a cultura religiosa negra é muito forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Espiritismo não se destina quem tendo uma fé, essa fé lhe basta. Destina-se a quem tendo uma fé, essa fé não lhe basta. Casa Espírito encarnado, independentemente da cor da sua pele o nível de renda, é sempre bem-vindo, mas a chegada é uma decisão de cada um.

      Excluir
  3. Obrigada pelos comentários!

    Caro Oduvaldo, sua participação é de grande valia afinal trouxe mais conhecimentos e autores que vem acrescentar o tema.

    É muito importante esta participação, o estudo e o conhecimento espírita é de suma importância. E mais que isto a contribuição dos colegas espíritas e de seus admiradores só vem a somar a este trabalho. Acompanhe o blog e continue comentando.

    Obrigada,

    Ismênia Nunes
    Estudante de Comunicação Social

    ResponderExcluir
  4. Caro Roni

    Obrigada por seu comentário e participação. Num dos comentários feitos acima, Oduvaldo nos coloca muitas informações importantes; e além disso trás de onde elas vieram, isto é muito bom. Quero reforçar meu agradecimento por sua participação, e ainda comentar algo a respeito.

    Diferente do que comentou acima os negros não são minoria, prova disso é que o próprio Raul Teixeira, palestrante, escritor espírita é negro. No sul não é diferente. Talvez o que falte seja realmente se engajar na causa espírita e no movimento para verificar está verdade.

    Quando fala que a doutrina é elitizada talvez tenhas uma parcela de razão, mas não por que o espiritismo exclua seus adeptos mas por que a doutrina é uma doutrina que exige estudo, ela iniciou com um grande estudioso, professor e cientista, Allan Kardec. As pessoas são bem vindas, mas estudar nunca é demais. A Doutrina Espírita não faz parte de uma elite no sentido literal da palavra, ela não é feita de pessoas abastadas de bens materiais, mais sim de pessoas que querem se dedicar e estudar a respeito do tema. Comece agora, leia o Livro dos Espíritos. Participe de um grupo de estudos.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário