sábado, 15 de março de 2014

O que é o Espiritismo?

Este blog tem por objetivo esclarecer e orientar a certa do que é o Espiritismo. De uma forma direta e didática, visa mostrar o que a doutrina ensina procurando desmistificar a palavra e as falsas crenças a certa do que envolve o Espiritismo.
 O Espiritismo é uma doutrina que foi revelada pelos Espíritos Superiores, através de médiuns, e codificada (organizada), por Allan Kardec, que foi um importante e conhecido educador francês.

O Espiritismo é ciência, filosofia e religião.
Ciência, porque estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam de fatos naturais. Todos os fenômenos, mesmo os mais estranhos, têm explicação científica. Não existe o sobrenatural no Espiritismo.

Filosofia, porque dá uma interpretação da vida, respondendo questões como “de onde eu vim”, “o que faço no mundo”, “para onde irei depois da morte”. Toda doutrina que dá uma interpretação da vida, uma concepção própria do mundo, é uma filosofia.

Religião, porque tem por objetivo a transformação moral do homem, revivendo os ensinamentos de Jesus Cristo, na sua verdadeira expressão de simplicidade, pureza e amor. Uma religião simples sem sacerdotes, cerimoniais e nem sacramentos de espécie alguma. Sem rituais, culto a imagens, velas, vestes especiais, nem manifestações exteriores.


Ismênia Nunes

Um comentário:

  1. A religião trata das buscas, a filosofia das perguntas e a ciência das resposta. A Fé-Raciocinada propõe sempre o uso da três sempre em conjunto e em equilíbrio móvale, até para que não se caia em solipsismo. Segundo Richard Simonetti(1935- ), Expositor e Escritor espírita, o Espiritismo “Trata-se de uma filosofia, com bases científicas e consequências religiosas”. No mesmo sentido, J. H. Pires(1915-1979) nos orienta para que “Aqueles, portanto, que não compreendem a natureza tríplice do Espiritismo, ou tentam reduzi-la apenas a um dos seus aspectos, praticam uma violência contra a Doutrina”




    ResponderExcluir

Faça seu comentário